Oláaaa, meu nome é Simone Lampert, sou Coach, atuo como JOB HUNTER, Coach de Carreira e com treinamentos. Diante dessa pandemia do coronavírus, estou aqui para dar um apoio para quem precisa. Então na minha área vou dar algumas dicas.
Antes mesmo dessa pandemia, muitas pessoas estavam em busca de emprego, estavam desempregadas e já estavam preocupadas em se recolocar e pagarem suas contas. Não somos só eu e você vivendo esse problema, o mundo mudou e parou rapidamente.
Diante dessa realidade, aqueles que continuam desempregados, precisam dar mais foco e atenção na questão do desemprego, buscar alternativas para estarem preparados para quando tudo voltar ao normal.
Lembrem-se que muitas empresas continuam com os processos seletivos online e vão dar continuidade nas contratações. Outras poderão aguardar a quarentena, mas até lá você que se preparou, poderá ter maiores chances de ser o contratado, né?
Então vamos lá:
Hoje vou dar umas dicas para planejar sua semana. Sim, organize sua agenda e seus horários em casa, não deixe seu mindset – modelo mental “fixo”, te levar à procrastinação ou te deixar desmotivado. O modelo mental fixo é aquele que nos faz pensar assim: – Eu não consigo! – Isso não vai dar certo! – Do que adianta eu fazer isso agora? etc., e lá vão nossos pensamentos atuando contra nós mesmos, nos empurrando para baixo.
Se esforce para que o seu mindset de crescimento faça parte da sua rotina, pense com positivismo e comece a agir. Comece. Diga: – Vou fazer! – Consigo fazer! Enfim, faça algo!
Um bom começo é fazer um planejamento semanal, pois sem essa organização, a semana passa, voa e nada acaba sendo feito, ou seja, a procrastinação ataca.
Numa folha de sulfite coloque todos os dias da semana, em colunas, de segunda à domingo; divida esses dias em três períodos, manhã, tarde e noite. Assim, fica mais fácil você planejar suas rotinas com mais agilidade enxergando toda a semana e períodos de uma vez só.
Entenda que cada pessoa tem seus picos de energia, aqueles momentos que você executa, pensa melhora e tem mais facilidade para colocar tudo em ação; ou seja, o pico alto de energia é aquele que produzimos mais, momento que estamos focados, executamos as tarefas mais importantes. Já no pico de baixa energia, aproveite para fazer as coisas que não são tão importantes, que precisam ser feitos, mas que não te desgastem tanto, como responder e-mail, alguma leitura, telefonemas, etc.
Então, depois de definir seu melhor pico de energia, vamos agendar essas ações na sua agenda semanal?
- Comece hoje revisando seu currículo, como está o layout, se as informações estão completas e atrativas aos olhos dos recrutadores;
- Pesquise as vagas na internet e que estejam alinhadas ao seu perfil, com suas habilidades e competências;
- Cadastre seu currículo em sites de empresas, agências de RH e faça contato com pessoas de seu convívio, informando que está em busca de uma oportunidade de emprego;
- Simule uma entrevista, grave no seu celular e perceba o que precisa melhorar na postura, comunicação e nas suas respostas às perguntas;
- Estude, adquira novos conhecimentos pela internet, assista palestras sobre sua área de atuação, cursos gratuitos, ou seja, aproveite para se atualizar;
- Leia livros na sua área de atuação, livros que lhe ajudem para construir uma mentalidade produtiva e otimista;
- Cuide da sua saúde, faça exercícios, tenha uma alimentação saudável;
- Acompanhe sobre o coronavírus em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e siga as orientações para o bem da sua família e da população em geral. Cada um fazendo sua parte logo tudo irá se tranquilizar.
- Respire profundamente, medite, ore e principalmente agradeça pela vida.
Depois me conte como foi seu planejamento, do que deu errado e o que deu certo, até final dessa semana darei mais dicas.