O que o desemprego faz na sua vida?!

O que o desemprego faz na sua vida?!

Sim, também já estive com o status DESEMPREGADA.

Ao longo da minha trajetória profissional, já fui demitida. Também já tive o sentimento de estar demitida mesmo trabalhando e recebendo salário, parecia que eu estava sendo demitida todos os dias e o pior, esse dia não chegava, por um motivo ou outro, até eu decidir pedir demissão. Mas, independentemente de ser demitida ou pedir demissão, eu já estive DESEMPREGADA.

Fato, o DESEMPREGO está aí, grande e muito assustador, atacando pessoas com muita experiência, com pouca experiência, pessoas mais novas, pessoas mais velhas, com muito conhecimento, com pouco conhecimento, etc. Enfim, muitas pessoas no mesmo barco.

Como viver os dias como desempregado?

Nossa mente não aceita esse status de desempregado, nosso modelo mental nos informa através de sensações e sentimentos que não estamos mais produzindo, que estamos ociosos, abandonados, pensando: O que vou fazer agora? Como vou pagar minhas contas? Qual empresa vai me dar uma oportunidade de emprego? etc., etc., etc. É nessa fase que nossos pensamentos nos sabotam; e sabotam nos empurrando para baixo, nos deixando frustrados, incapazes, desmotivados; e é aí que mora o perigo! Se você aceitar esses pensamentos, vai se fechar, ficar em casa, pensando, pensando, pensando sem agir, sem evoluir e claro, sem emprego!

Quando esses sentimentos ruins baterem, pense que essa situação não acontece só com você. Você não é o único ser vivo a estar desempregado. Você não é o único que está passando por inúmeras das dificuldades que o desemprego gera na vida pessoal e profissional. Acontece e ponto!

Agora, se o desemprego aconteceu, então é preciso agir, tirar o “bumbum” do sofá e começar a criar estratégias para mudar esse status o quanto antes. O mundo é dos espertos (no bom sentido), aqueles que fazem alguma coisa diferente dos demais (daqueles outros que estão no mesmo barco).

Sim, se você é um desempregado, seja um desempregado “diferentão”, seja um desempregado que busca conhecimento, que se prepara para entrevistas de emprego, que estuda o mercado, que pesquisa as vagas, que faz networking, aquele desempregado que trabalha em casa para ser visto pelo mercado de trabalho.

Ficar em casa sofrendo, com vergonha de dizer que está desempregado, só piora sua situação de desempregado.

Sei que não é tão simples assim, mas é possível se você tem disciplina, organização e constância na busca por vagas e por continuar a se qualificar e a se desenvolver nesse momento crítico.

Então, seguem umas dicas para você seguir enquanto está desempregado:

1.       Não se desespere, pense que o desemprego é momentâneo;

2.      Nos primeiros dias que estiver desempregado, aproveite para reorganizar a vida pessoal, cuide da sua saúde, da sua casa, da família, reorganize suas finanças, faça caminhadas para refletir, medite, ore, respire, agradeça, etc.

3.      Reflita o que aconteceu na empresa que gerou sua demissão? O que você poderia ter feito de diferente durante o tempo em que trabalhou lá? Isso gera uma reflexão para uma evolução profissional.

4.     Prepare um bom currículo, não qualquer currículo, mas sim um currículo TOP. Aquele que mostra o profissional qualificado que você é;

5.      Não se candidate a qualquer vaga. Não deixe o desespero tomar conta de você. Analise bem cada anúncio de vaga, se você possui a experiência exigida, os conhecimentos e habilidades necessárias, etc.

6.      Treine algumas perguntas básicas de entrevista, responda-as e veja como você se sai;

7.      Estude mais, pesquise, adquira outros conhecimentos na sua área ou em assuntos novos que tenha interesse em aprender. Se atualize.

8.     Leia um bom livro;

9.      Faça networking, converse com pessoas, participe de grupos do mesmo interesse que o seu, faça contatos, seja visto e lembrado;

10.   Economize seu dinheiro e pense numa renda extra. Se não está trabalhando ainda, o que pode fazer para entrar aquela graninha que vai salvar muitos boletos que vem por aí!

Olhando por outro lado, o desemprego nos faz refletir em vários pontos, que não enxergamos enquanto estamos empregados. Ele nos ajuda a sair da zona de conforto e muitas vezes nos faz enxergar novas possibilidades e habilidades que antes nem passava na nossa frente.

Então, aproveite esse momento e construa através do desemprego, novos sonhos e novas conquistas.

Desejo sucesso!