Todos já sabemos o que é e para que serve um currículo, né? Basicamente é um resumo do seu perfil profissional, ou seja, informações profissionais, escolares, habilidades e competências.
O currículo pode ser solicitado pelos recrutadores impresso ou online, dependendo do perfil da empresa e da forma que realiza o processo de recrutamento e seleção de candidatos.
Então, aqui nesse ponto é que os candidatos devem ter atenção para perceber onde serão mais vistos pelos recrutadores. Se a empresa tem uma plataforma de banco de talentos, mande seu currículo pela plataforma, conforme as instruções da vaga que a empresa divulgou. Minha sugestão é não tentar “burlar” a forma de enviar seu currículo, pois se a empresa está lhe dando os caminhos para receber suas informações, é pelo fato dela ter um processo interno e ferramentas que ajudam o RH a filtrar e analisar os candidatos mas adequados a vaga.
As plataformas de banco de talentos trazem facilidades e agilidades no recebimento de currículos, através dos filtros podem encontrar informações mais focadas no que está sendo analisado no perfil daquela vaga em questão. Sem contar que o profissional estará sempre no “radar” daquela empresa, para outras vagas que possam vir a surgir mais adiante, o que não acontece com o currículo impresso, via whatsapp ou e-mail, onde é quase impossível do recrutador localiza-lo depois de alguns dias.
O que percebo é que tem muitos candidatos, muitos mesmo, que ainda tem resistência em cadastrar seu currículo online, preferem o papel. Não que isso esteja errado, mas estará diminuindo muito sua oportunidade de ser visto e incluído num processo seletivo.
Outro fator muito importante, são aqueles candidatos que entram na plataforma e não preenchem tudo o que é solicitado no cadastro, preenchem somente alguns dados básicos, sem colocar experiências, datas, descrição das atividades, etc. Lembre-se, a plataforma foi criada para ter as informações que a empresa quer saber sobre você, então não preenche-las manterá você fora do processo seletivo, pois os recrutadores não terão subsídios básicos para analisar seu perfil. E pela grande demanda de candidatos em cada vaga, também não irão ficar ligando para saber mais sobre você e com certeza escolherão aquele candidato com as informações mais completas.
Se com um bom currículo já está difícil concorrer a uma vaga de emprego, imagina com informações incompletas!
Algumas dicas então:
- Comece com seu currículo no papel, tire um tempo para organizar todas as informações profissionais, dados pessoais de contato e principalmente detalhar em qual área ou atividades você tem interesse e atuar;
- Entre nos sites de empresas ou agencias de emprego e preencha todo o cadastro, com base no seu currículo já elaborado, preencha todos os campos, principalmente com detalhes das atividades que realizou nas empresas;
- Leia muito bem o perfil da vaga, se você se encaixa nos requisitos mínimos, se não, não adianta se candidatar aquela vaga, pois a própria plataforma não te seleciona para o processo;
- Caso não tenha uma vaga aberta com seu perfil, não tem problema, faça mesmo assim o cadastro, pois caso futuramente abrir uma vaga com seu perfil, a plataforma já inclui automaticamente você no processo;
- Entre sempre na plataforma para acompanhar as novas vagas ou atualizar seu cadastro.
- Aproveite e se cadastre na nossa plataforma www.simonelampert.com.br, acompanhe as vagas!